reporternet
Blog de variedades com curiosidades e artigos sobre internet e tecnologia

10 fatos curiosos sobre as pirâmides do Egito

Consideradas uma das 7 maravilhas da Antiguidade, as pirâmides do Egito são os mais emblemáticos símbolos desta milenar civilização. Eu não sabia e talvez você também não saiba dos seguintes fatos curiosos sobre esse monumentos:

1 A pirâmide de Quéops (também conhecida como Grande Pirâmide) foi durante milênios a construção mais alta do mundo, com 146,6 metros de altura. Só foi superada com a construção da torre de Lincoln (uma torre de Igreja), em 1311, que tinha 159 metros de altura. Porém, esta torre foi destruída em 1549, e, depois disto, a Grande Pirâmide só voltou a ser superada em 1889, com a inauguração da Torre Eiffel.

2 A orientação das três pirâmides de Gisé (Quéops, Quéfren e Miquerinos) coincide exatamente com a das três estrelas centrais da constelação de Orion, adorada pelos antigos egípcios como
[kastooltip msg="Osíris" tooltip="deus egípcio da morte e da vegetação."]

3 Há mais de 80 pirâmides em todo o território do Egito. A grande maioria está em ruínas e algumas semiescondidas pelas areias do deserto.

4 Em 1798, antes da batalha contra os mamelucos, Napoleão Bonaparte, diante das pirâmides de Gisé, disse a seus soldados: “Do alto destas pirâmides, 40 séculos de história nos contemplam”. Segundo as contas de Napoleão, com as pedras das pirâmides, seria possível construir um muro ao redor da França.

5 A superfície ocupada pela pirâmide de Quéops equivale a oito campos de futebol. Para contorná-la, é preciso caminhar mais de um quilômetro. Sua altura corresponde a de um edifício de 40 andares.

6 Foram necessários 100.000 homens e 23 anos para a construção de Quéops.

7 Quéops é formada 2.300.000 bloques de pedra. Cada um deles pesa, aproximadamente, 2,5 toneladas.

8 Quéops esconde em seu interior um complexo labirinto de passarelas e câmaras sem saída. A galeria principal mede 47 metros de comprimento e quase 9 metros de altura.

9 Os filmes de Hollywood alimentaram o mito de que foram os escravos que construíram as pirâmides. Na realidade, foram os camponeses, com uma salário pago pelo faraó.

10 Quéops era originalmente revestida externamente com pedra calcária polida, fazendo ela brilhar com a luz do sol e tornando-a visível a quilômetros de distância. Esse revestimento foi saqueado há séculos.

Related Posts with Thumbnails
Ir para a página inicial do Repórter Net

Deixe um comentário




Page optimized by WP Minify WordPress Plugin