Bactérias erguem pirâmide sob ordens de cientistas
Uma experiência fantástica aconteceu no Laboratório de Nanorobótica da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Um grupo de cientistas, liderado pelo professor Sylvain Martel, conseguiu – pasme” – “domar” um exército de bactérias.
Elas obedecem as ordens emitidas por eles, a partir de um computador e por meio de campos magnéticos.
Mais fantástico ainda é que as bactérias, seguindo instruções dos cientistas, construiram uma pirâmide com diminutos blocos de epoxi, especialmente desenhados para a tarefa.
Num vÃdeo no YouTube você verá como, pouco a pouco, um organizado grupo de 5.000 bactérias utilizam seus flagelos para mover os pequenos blocos e colocá-los em uma estrutura piramidal perfeita.( Para quem ainda não sabe flagelo é uma estrutura protéica que roda como uma hélice. Muitas espécies bactérias se movem com o auxÃlio de flagelos).
O espetáculo é assombroso, sem dúvida. Mas tem alguma utilidade prática para a humanidade?
“Sim. A manipulação de bactérias trará grandes benefÃcios para a medicina, uma vez que, desse modo, elas podem ajudar a tratar doenças como o câncer”, afirma o professor Martel.
Ir para a página inicial do Repórter Net








