Escutando estranhos sons em imagens
Na metade do século passado, o poeta Olavo Bilac, já dizia, em sua série de sonetos sobre a Via Láctea, que era possível ouvir estrelas.
Coisas de poetas. No entanto, querendo ou não, ele fez uma espécie de profecia certeira.
Recentemente, cientistas do Instituto de Tecnogia da Universidade da Califórnia, descobriram que um estudante da instituição de ensino norte-americana escutava sons vindos dos protetores de tela de seu computador.
O fato foi comprovado também através de testes feitos com três outras pessoas que tinham o mesmo dom, conhecido pela ciência como sinestesia.
A experiência, comandada pela doutora Melissa Saenz, deu-se da seguinte forma: ela apresentou às suas cobaias o vídeo, absolutamente mudo. Mas todos eles afirmaram que as imagens emitiam um zumbido.
Em seguida, o vídeo foi submetido a um detector especial de sons, que confirmou a versão dos rapazes.
Parece que poder semelhante foi conferido a alguns artistas, a exemplo de David Hockney, que garante ver cores quando escuta música.
Conheço muita gente do gênero, só que elas pertecem a grupos que usam alucinógenos. Eu mesmo experimentei certa vez LSD, sob a supervisão de um psiquiatra.
Ainda sob o efeito da droga, ele me levou a um restaurante. Foi-me servido um filé à francesa. Mas o que vi era um monstro de duas cabeças.










Nossa, que interessante… Mas devo dizer que sempre soube disso, porque eu sempre escutei esses sons numa imagem. É estranho, mas interessante. A mesma coisa com a música…
Olá, Milena
Se você ouviu algum som é porque você é um das raras pessoas que possuem o dom da sinestesia. Você é uma pessoa muito especial. Trate de aprimorar seu dom, fazendo meditações diárias e escutando música suave. Obrigado pela visita e parabéns.
Abraços