Mistério em planeta anão
Astrônomos encontram enorme mancha roxa no planeta anão Haumea, que faz parte do sistema solar. A mancha, segundo o astrônomo Pedro Lacerda, da Universidade de Queens, em Belfast, na Irlanda do Norte, é composta de minerais e muito provavelmente de matéria orgânica (sinal de vida?).
Haumea, descoberto em 2004, se localiza além de Netuno, no cinturão de Kuiper. O planeta só pode ser visto através de potentes telescópios e aparece no céu como um pequeno ponto brilhante. Sua rotação é tão rápida que um dia lá equivale a 3,9 horas terrestres.
Como se sabe, um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, uma vez que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui órbita desimpedida.
Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto
daqueles pequenos astros.
Atualmente, conhecem-se cinco planetas anões no sistema solar. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, sendo os quatro últimos do tipo plutóide, ou seja, planetas-anões que orbitam para além da órbita de Netuno, nos recônditos do sistema solar.
Veja o vídeo do Haumea.









