reporternet
Blog de variedades com curiosidades e artigos sobre internet e tecnologia

Pequenos segredos da Maçonaria – Parte 2

O primeiro post desta série foi bem recebido pelos leitores deste blog, mas suscitou algumas dúvidas. Muitas perguntas foram feitas sobre a matéria .

Vou responder aqui a algumas delas.

1 Por que a Maçonaria não aceita mulheres?

Por uma questão de tradição. Na época medieval, quando a Maçonaria começou a se propagar pela Europa, seus membros se reuniam em pequenas lojas onde, por respeito a seus maridos e companheiros, as mulheres evitavam entrar. Atualmente, porém, existe a Maçonaria feminina,embora não seja reconhecida pelas grandes potência maçônicas, a exemplo das Grandes Lojas (com sede na Inglaterra) e o Grande Oriente (com sede na França).

2 O que é preciso para ingressar na Maçonaria?

Ser indicado por um Mestre Maçom. A indicação é feita sem que o futuro candidato saiba disso, até o momento em que é contatado por outro Mestre, que lhe fornece as instruções iniciais, caso ele aceite o convite.

3 É verdade que a Maçonaria não aceita religiosos em seu seio?

Não é verdade. Existem na Maçonaria católicos, protestantes, judeus, budistas, espíritas, etc. Mas é condição sine qua non para ingressar na Ordem acreditar em um Ser Supremo.

3 Depois de convidado, o ingresso do candidato é automático?

Não. Após a indicação, inicia-se um processo de coleta de dados da vida pessoal e profissional do candidato, que pode durar até 1 ano. E mesmo que o resultado da apuração desses dados seja considerada satisfatória pelos encarregados da operação, ele só será aceito se receber a maioria dos votos dos Mestres Maçons da Loja para a qual foi indicado. Os votos, no caso, são secretos.

4 Por que se diz Loja Maçônica?

Como disse antes, eram em pequenas lojas que os maçons se reuniam quando a Ordem começou a se propagar pela Europa.

5 Ouvi falar que os maçons fazem uma adoração a um tal de Hiram Habif. Quem é esse personagem?

Não há nenhum tipo de adoração na Maçonaria. Haram Abif foi o arquiteto designado pelo rei de Tiro para construir o templo do Rei Salomão, que, na Maçonaria, personifica a Sabedoria, o poder temporal e a execução da vontade de um Ser Supremo, que rege as leis do Universo.

6 O que é um rito na Maçonaria?

A forma como se processa uma sessão maçônica. O rito mais comum na Maçonaria é o Escocês Antigo e Aceito, que, como sugere o nome, tem sua origem ligada à história da Escócia.

8 Você não teme ser punido por fazer essa revelações?

Não porque apenas prestei alguns esclarecimento sobre a Ordem, o que, na minha opinião, contribui para que o grande público não pense que ela é algo de demoníaco.

Não revelei nenhum segredo do que se passa no interior de um Templo Maçônico. Se o fizesse, seria expulso da Ordem e, com certeza, enfrentaria sérias dificuldades em minha vida.

Related Posts with Thumbnails
Ir para a página inicial do Repórter Net

152 to “Pequenos segredos da Maçonaria – Parte 2”


  1. wallace disse:

    olá…eu estava olhando sobre esse assunto e vi q os maçonicos é uma ordem pra ir pra illuminati…já que alguns maçons dizem que sao iluminados, é verdade?

  2. Olá, Wallace

    Não, não somos iluminados. Somos apenas homens de bem, que lutam por uma sociedade humana mais justa e mais feliz.

    Obrigado pela visita. Volte sempre.

    Abraços

  3. Rayonara disse:

    Olá João,

    Parabéns pelos artigos sobre Maçonaria, estava querendo tirar algumas conclusões pois estava em um grupo de amigos que têm pais “Maçom”(como sou jovem, tenho 18 anos, procuro me informar para não ter deficiência ao conversar com grupos de amigos pois adoro debater). Pois bem, falaram-me que para entrar na associação o cavalheiro teria que sacrificar sua filha caso revelace algum segredo da Maçonaria.
    É verdade?
    Obrigada desde de já.

    Abraços.

  4. Rayonara disse:

    @João S. Magalhães, Oi?

  5. Ir.´. juliano disse:

    obrigado Ir.´.

  6. ANDERSON disse:

    Boa noite sr. João,belo achado esse blog,sei que não é por acaso,pois tenho muitas perguntas, e sei que a maioria talvez o sr não possa responder,meu antigo chefe pertence a Ordem,e eu disse que teria vontade de ir com ele um dia,ele então me disse que não era assim,que eu poderia ir apenas em uma sessão branca ,,enfim.
    Ele já tinha me dito que as portas do Templo ficam abertas,então eu disse que iria e entraria mesmo sem ser convidado,como me interesso muito pelo assunto,estou sempre lendo,e na mesma noite desse comentário que eu entraria sem ser convidado,eu abri uma pagina na internet,e dizia assim.
    (Não entres em casa de outrem, antes que ele permita e te acolha.) Que teu olho aí não seja curioso, E que saibas manter o silêncio. E não tagareles, a este respeito, com alguém mais que aí não tenha estado presente. Seria uma falta grave se o que contasse viesse a ser ouvido.
    Postei a frase inteira mas o começo ja foi o suficiente para eu pensar duas vezes.
    Enfim sei que chegara minha hora,enquanto isso aguardarei com paciência.
    ÓTIMO BLOG,BOA NOITE sr. JOÃO.

  7. Olá, Anderson

    Diz um antigo ditado que quando o discípulo está pronto, o mestre aparece. Portanto, o jeto é mesmo aguardar um convite. Se você te vonta de ingressar na Ordem, certamente isso acontecerá.

    Obrigado pela visita. Volte sempre.

    Abraços

  8. ANDERSON disse:

    BOA NOITE,andei observando,e as pessoas sempre ligam a maçonaria ao dinheiro,pessoas bem financeiramente e com bom nivel social etc..
    Mas meu antigo chefe,me fez pensar melhor,e observei que essa prosperidade financeira e bem estar social,está ligado a organização dessas pessoas,uma vida bem regrada e organizada faz com que as pessoas possam gozar de uma vida melhor,,e todos maçons que conheço(uns 5)me fazem crer que estou certo.
    O sr poderia comentar algo sobre minha opinião.

    GRATO

  9. Olá, Andersom

    É exatamente com seu antigo chefe lhe disse.

    Abraços

  10. João,

    Achei muito interessante os seu esclarecimento sobre a
    maçonaria, já fui convidado a particitar da irmandade,
    más fiquei em duvida e não aceitei, acredito que o pouco
    que você esclareceu irá me ajudar em minha desição futura.

    Abraços

  11. Olá Luiz Carlos

    A única coisa que posso te dizer é que você vai gostar muito. Abraços e boa sorte.

  12. ANDERSON disse:

    BOA NOITE SR: JOÃO ACHEI ISSO MUITO ESCLARECEDOR PARA AMBAS AS PARTES.

    O Padrinho ou Proponente Maçom.
    Normalmente observamos irmãos tecendo comentários e até criticando lojas que não conseguem crescer rapidamente. Chegam inclusive a perguntar se os irmãos componentes daquelas lojas não têm amigos.
    Não é bem assim. Não é qualquer amigo que deve ser convidado para engrossar as colunas da Ordem.

    Em verdade a Maçonaria não tem interesse apenas na quantidade de membros, mas, principalmente na qualidade dos componentes de seu quadro, porque somente com qualidade é que se perpetuarão seus propósitos e ensinamentos, que não devem ser conhecidos por não iniciados.

    Outrossim, o Padrinho não deve esquecer de que seu afilhado no futuro pode vir a ser um Venerável Mestre e até Grão-Mestre. Por isso, tem que ser exigente na escolha e não convidar qualquer pessoa que conheceu e achou que tem perfil para ser maçom ou, porque a pessoa lhe prestou algum favor ou ainda, porque faz parte de uma casta social de médio a alto nível.

    A perpetuação da Ordem Maçônica depende em muito do padrinho, pois, conforme for sua escolha ou indicação terá a Maçonaria, excelentes obreiros ou simplesmente maçons incapazes de desenvolver o trabalho a que ela se propõe, que é oferecer meios que facultem melhores dias para a humanidade ser feliz.

    Os meios apresentados pela instituição maçônica para que possa a humanidade ser feliz, são de simplicidade ímpar, bastando que os maçons os exercite e os coloque em prática no mundo profano.

    Na prática dos meios estabelecidos pela Ordem Maçônica, deve o maçom pregar:
    1º – o amor como meio primordial de resolução de qualquer problema e união das pessoas;

    2º – que através do aperfeiçoamento dos costumes é possível se viver em sociedade sem tumulto;

    3º – que se exercitando a tolerância com paciência, se evita atritos entre as pessoas;

    4º – que todos são seres humanos com idéias próprias e como tal, devem ser tratados com igualdade e respeito, inclusive se respeitando à autoridade e à crença de cada um, não se estabelecendo para isso, fronteiras ou raças, até porque todos são efetivamente iguais.

    Daí uma grande responsabilidade do padrinho na indicação do candidato, porque deve ele ter perspicácia de saber se seu escolhido pode ou não, desenvolver as atividades maçônicas na forma como lhes forem ensinadas e exigidas.

    Por essa e outras razões é que dizemos que o padrinho ou proponente, deve ser considerado tão importante quanto o próprio candidato a maçom, vez que, é o responsável direto pelo seu afilhado.

    Perante a Assembléia da loja, o Padrinho garantiu através de documento assinado, que seu escolhido reúne todas as qualidades exigidas pela Ordem para que ele possa pertencer a seu quadro.

    A responsabilidade que tem início na escolha do candidato deve continuar durante toda a vida maçônica dos dois (Proponente e Candidato), nunca o padrinho permitindo que seu afilhado se engendre em caminhos tortuosos, orientando-o sempre da melhor forma, para que o seu convidado possa vir a galgar graus, exclusivamente por merecimento.

    Padrinho significa protetor, patrono, enquanto que afilhado tem o significado de protegido, patrocinado.

    Já a palavra “candidato” tem como raiz o significado “Cândido”, ou seja; que tem alma cândida, caracterizado pela candura. Em sentido figurado: ingênuo, inocente, puro. Assim, um candidato deve, efetivamente, reunir as qualidades que lhe dá dignidade para juntar-se aos membros da instituição maçônica como base da filosofia milenar, sempre oportuna e atual.

    Ao padrinho Maçom compete conhecer muito bem o candidato, bem como, necessário se faz conhecer a família do mesmo. Quando algum profano se inicia na Ordem Maçônica, também tem ingresso sua esposa e seus filhos e demais familiares, razão pela qual, é de suma importância à participação efetiva de todos os membros da família, para a realização dos mais diversos atos, tais como solenidades festivas, Ordem DeMolay, Filhas de Jó, movimentos caritativos etc. e etc..

    Logo, é necessário que o padrinho tenha muita cautela na escolha do afilhado, devendo para isso, conhecer seu relacionamento familiar, seu procedimento junto aos colegas de trabalho, sua situação econômica, sua disponibilidade financeira, sua disponibilidade de tempo para acompanhar os interesses da Ordem, seu grau de cultura, sua desenvoltura no manejo das palavras e principalmente, seu grau de percepção no entendimento dos assuntos a ele expostos.

    Um profano só deve ser convidado a ingressar na Maçonaria, quando ele demonstre sem sombra de dúvidas, interesse para isso e quando sua esposa, se casado for, não apresente qualquer sintoma de má vontade.

    O padrinho, ao apresentar o nome de seu candidato através de Pré-Proposta para que a Assembléia decida se deve ou não ser liberada a Proposta Definitiva, quando aprovada, está ele investido de uma autoridade delegada por irmãos que confiam piamente nele, entendendo que esse padrinho traga ao seio da Maçonaria, um futuro irmão, que preserve os costumes da Ordem. Contudo, a responsabilidade do padrinho não para por aí, porque dele depende o comportamento do seu afilhado, tendo o padrinho como exemplo, cujo padrinho também é responsável pela manutenção destes costumes.

    O padrinho deve aparecer para o seu afilhado como sendo o Mestre dos Mestres, deve ser como um “Pai”, um grande amigo, um confidente conselheiro procurando iluminá-lo, de forma que seus passos na conquista dos graus sejam alcançados exclusivamente por mérito. Logo, ao Padrinho compete dar bom exemplo para seu afilhado inclusive, cumprindo rigorosamente com suas obrigações pecuniárias junto a Ordem.

    É bom lembrar que o padrinho tem o dever de procurar seu afilhado, quando este se encontre inadimplente com a Loja ou Grande Loja, pois, quando o padrinho apresentou o nome do seu proposto, afirmou categoricamente mediante documento assinado, está em condições de responder pela idoneidade moral e financeira do candidato. Em outras palavras, o padrinho quando apresenta a Assembléia o nome de um candidato, verifica-se que quase ninguém conhece o apresentado. Ocorre que os membros da Assembléia simplesmente acreditam nas afirmativas do irmão e aprovam o envio da Proposta Definitiva. Todavia, quando se formaliza o processo com sindicâncias e documentos comprobatórios da idoneidade do candidato, é de bom alvitre que o Venerável Mestre oriente aos sindicantes no sentido de que sejam exigentes, não apenas confiando nas informações do proponente, porque, mesmo sendo o proponente um maçom, não deixa de ser um ser humano passível de erros.

    Infelizmente acontecem casos em que o Padrinho depois da iniciação do afilhado, se afasta da Ordem como se dissesse: vou deixá-lo no meu lugar. Outras vezes se observa o afilhado cobrando do padrinho as responsabilidades que este não vem cumprindo. Em verdade, conforme já dito, o padrinho deve ser o espelho do seu convidado.

    Deve ser estabelecido como princípio maçônico, que o nome de um candidato não surge apenas de uma vontade profana, mas de uma “predestinação divina”. Resumindo: é o G.·. A.·. D.·. U.·. que passa às mãos de um maçom que recebe o título de “apresentador” ou “padrinho”, aquele que de fato e de direito, merece ser iniciado nos AAug.·. Mistérios da sublime Ordem Real.

    Quando um irmão recebe a incumbência determinada pelo G.·. A.·. D.·. U.·. de propor um candidato, deve se conscientizar dos encargos que advêm com aquela apresentação. Por isso, não deve fazer a escolha motivado pela emoção, mas tão somente, por força da razão.
    O Padrinho tem o dever inclusive, de no dia da iniciação, conduzir seu afilhado até o local onde será iniciado.

    Chegando ao prédio onde funciona a Loja, na sala dos PP.·. PP.·. o candidato é vendado por seu padrinho para que fique privado da visão. Privado do mais precioso órgão dos sentidos, o candidato deixa de ver com os olhos materiais e passa a enxergar com os olhos do espírito, tendo início verdadeiro processo esotérico que produzirá efeitos misteriosos, cujos efeitos, irão criando pouco a pouco algumas imagens e alegorias na mente do iniciando dali em diante.

    Uma vez vendado o candidato é entregue ao Exp.·. que colocando a mão sobre seu ombro diz: – “Sou o vosso guia. Tende confiança em mim e nada receeis”. (pág. 38 Ritual Aprendiz Maçom)

    Depois de iniciado, ao padrinho compete dotar o neófito das condições básicas para que ele possa se desenvolver com satisfação e entusiasmo. Deve o Padrinho, ainda no dia da iniciação, orientar o iniciado no sentido de que não deve comentar com ninguém o que se passou, até porque ele prestou um juramento nesse sentido. Deve ainda o proponente, orientar o afilhado na parte ritualística, ensinando-o a entrar em loja quando chegar atrasado, explicando a circulação em loja no sentido dextrocêntrico, de forma que o lado direito esteja sempre voltado para o Altar dos Juramentos. Deve orientá-lo em quais momentos se faz o sinal, deve inclusive, treiná-lo no trolhamento e incentivá-lo a leitura de livros pertinentes ao Grau de Aprendiz Maçom.
    Com esses ensinamentos básicos, de certo, as qualidades do neófito serão adequadamente desenvolvidas, passando a compreender o universo que representa a instituição maçônica.
    Deve também o padrinho capacitar seu afilhado no uso da sabedoria, ensinando-o a exercitar a paciência e ficar observando de forma contínua todos os procedimentos, sejam ritualísticos ou não. Se o afilhado realmente for pessoa merecedora e tiver alcançado seu objetivo com a iniciação que o transformou em maçom, será capaz de absorver com clareza qualquer informação que lhe chegar.

    Ainda compete ao padrinho, fortalecer o entusiasmo e o dinamismo do seu afilhado, levando-o ao deslumbramento da iniciação, explicando de forma inteligível todo o processo iniciático, inclusive, mostrando que o simbolismo da iniciação está exatamente na morte do homem profano para que nasça o maçom. Com isso, deve o padrinho exaltar toda a magnitude da Maçonaria como Instituição, como elemento agregador e fortalecedor de nossos pensamentos, deixando o afilhado apto e vigoroso para enfrentar e ultrapassar todos os obstáculos, os quais, na sua maioria, são trazidos por falsos maçons imbuídos de vaidades e com imposição de idéias desagregadoras.

    Quando por ventura ocorrer tais imposições capazes de desagregar provocando a desarmonia na loja, deve aflorar na mente do afilhado a figura do padrinho maçom que sempre deu bons exemplos de dedicação à Sublime Ordem.

    Na maioria das vezes, o padrinho só é lembrado no momento da indicação de um profano. No entanto, o padrinho deve se fazer presente e nunca ser esquecido, porque ele desempenha papel fundamental na formação filosófica do afilhado que pretende alcançar os mais elevados graus dentro da Instituição.

    “QUE O G.·. A.·. D.·. U.·. NOS AJUDE A CUMPRIR ESSA SUBLIME MISSÃO”

    Alvaro Machado de Andrade
    31 de maio de 2006.

  13. Olá, Anderson

    Tudo o que escreveu está absolutamente correto. Obrigado pela visita e por seus esclarecimentos.

    Abraços

  14. renato D. CAMARGO disse:

    Ola e considerações a todos.

    Busco conhecimento e informações a cerca da igreja prebiteriana, onde fui criado,educado diante da religião cristã, desde meu nascimento e ate meus 21 anos, hoje tenho 35 anos sou crente e praticante porem não frequento mas a doutrina presbiteriana E nenhuma outra, quando pequeno muitas pessoas na igreja que frequentava falavam entre linhas sobre maçonaria e alguns defendiam que se não fosse a maçonaria não existiria a igreja presbiteriana no brasil,pois a maçonaria atraves de seus conhecimentos e irmãos entercederam junto as autoridades e politicos de determinada epoca para que permitissem a abertura de templos da igreja.
    VOCE TEM INFORMAÇÕES A RESPEITO DESTA “HISTORIA” E QUAL FOI A CAUSA QUE LEVOU A IGREJA PRESBITERIANA QUE NA EPOCA DA SUA FUNDAÇÃO PERMITIA IRMÃOS MAÇONS E HOJE ELES SÃO DESCRIMINADOS NO MEIOS DOS “RELIGIOSOS” PRESBITERIANOS?

    ps: não me chamam de irmão e não sou reconhecido como tal.

    obrigado

  15. Claudio Marcio Cirino disse:

    Boa Noite meu Ir.’. João, gostaria de parabenizar por esse
    maravilhoso trabalho de esclarecimentos a profanos, contudo
    ainda ousso muito se falar erroniamente sobre a ordem por
    pura falta de conhecimento e boatos impiedosos.
    Mas sabemos que a verdade sempre prevalecerá.
    Parabens!
    Um ótimo 2009,com muita saúde e prosperidade a você e a
    todos de vossa família.
    T.’.F’.A.’. Ir.’.
    Claudio Cirino. A.’.R.’.L.’.S.’.Cavaleiros do Hermon – 335.
    Or.’.São Paulo.

  16. Prezado Ir.’.

    Obrigado pela visita e pos suas generosas palavras. Mas acho que é meu dever esclarecer para os profanos os objetivos de nossa amada Instituição. Volte sempre. Será uma honra vê-lo por aqui de novo.

    TFA e um 2009 pleno de grande realizações.

  17. Olá, Renato

    A primeira Grande Loja Maçônica da Inglaterra foi criada por prebisterianos. E até hoje há muitos deles em Lojas Maçônicas do mundo inteiro. Por isso, acho que não há discriminação. Talvez seja um procedimento de uma ou outra igreja, mas creio que não é um fato generalizado. Como você deve saber, a Maçonaria não tem caráter religioso. Trata-se de uma instituição cujos membro trabalham por uma humanidade mais justa e feliz.

    Fico muito grato por você ter visitado meu humilde blog. Volte sempre. Será um prazer vê-lo de novo por aqui.

    Um garnde e fraternal abraço.

  18. alisson urias da cunha disse:

    presado Ir.:

    por acaso me deparei com esse site e muito me chamou atençao pela forma que vc esplica algumas curiosidade que existe sobre a maçonaria, é uma pena que nao tenha tanta gente com esse dom de usar as palavras tao sabiamente.
    estou lhe parabenizando por esse feito, que continue com esse trabalho de orientaçao aos demais e que de certa forma esse preconceito sobrea maçonaria acabe.
    como diz um amigo, um triplice abraço fraternal.
    QUE O G.·. A.·. D.·. U.·. LHE AJUDE A CUMPRIR ESSA SUBLIME MISSÃO.

  19. Prezado Ir.:

    Obrigado pela visita e pelo comentário generoso. Continuarei, sim, tentando esclarecer aos profanos que a Maçonaria é uma instituição cujo objetivo é trabalhar por uma sociedade humana mais justa e feliz.

    TFA e um 2009 pleno de grande realizações para você e os seus.

  20. Marlon disse:

    Prezado João,

    meu irmão já teve dois convites para ingressar a ordem, porém o mesmo recusou os dois.
    Dizem que a minha chance de ingressar a ordem, primeiramente, seria o ingresso dele.
    Isto é verdade? Eu mesmo, ainda, não recebi nenhum tipo de convite.

    Feliz 2009! muita saúde e prosperidade a você.

    abraço fraternal

  21. Olá, Marlon

    Não creio que a recusa de seu irmão, impeça que você receba uma indicação. Isso seria uma espécie de discriminação, o que não acontece na Maçonaria. Aguarde. Diz um ditado que “Quando o discípulo esrá pronto. o mestre aparece”

    Abraços, obrigado pela visita e volte sempre que puder. Um feliz 2009 para você rodos os seus.

    Abraços

  22. NOTLAD ITALLO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE NEGROS SAO ACEITOS NA MAÇONARIA ?
    POIS JA HOUVI COMENTARIOS ESCABROSOS A ESTE RESPEITO

  23. OLá, Notlad

    Sem nenhum problema. Na Maçonaria não há discriminação racial. Na Minha Loja dois membros são negros, sendo que um deles já foi eleito Venerável Mestre, ou seja, aquele que preside as sessões maçônicas.

    Obrigado pela visita, volte sempre e, se for possível, peça a seus amigos para visitarem meu blog.

    Grande abraço e um feliz 2009 para você e seus familiares.

  24. FERNANDO disse:

    LAMENTÁVEL QUE, DEPOIS DE PROMETER OS SEGREDOS EM LOCAL SEGURO, TEMOS AÍ, NESTE BLOG, PSEUDO MAÇONS QUE DIVULGAM O QUE NÃO LHES É PERMITIDO.

    LAMENTÁVEL.

    SUGIRO ADORMECIMENTO SEM COMENTÁRIOS.

  25. Amim Zahlouth disse:

    Olá Sr. João!

    Tentando saciar minha sede de conhecimento (sobre a maçonaria) deparei-me com seu blog, daí então me surgiu mais uma dúvida entre tantas que ainda tenho:
    Existe “ex. maçom …?
    Moro em Macapá-Ap, meu pai é maçom ou era sei lá …
    Disse-me que não freqüenta reuniões e que se afastou por ter se separado de sua ex. mulher (por motivo de adultério da mesma)ele deixoi-me escapar que a sociedade maçonica aboli aualquer tipo de adultério.
    Quando pergunto algo sobre maçonaria ele desconversa, mas notei que ele trata alguns amigos como irmão, notei também um toque de mão diferente com o indicador estirado…
    Não sei se é intriga minha ou sei lá, o que acontece é que eu reparo bem nas pessoas que me rodeiam!
    Daí eu volto a te perguntar:
    Existe ex. maçom?
    Será que meu pai é um ex. maçom?

    Meu nobre amigo João, desde já te agradece um cara que admira maçonaria.

    Amim Zahlouth

  26. Olá, Amin

    Há o que chamamos de maçom adormecido, que é aquele que não frequenta mais as sessões maçônicas. Quanto a seu pai, é difícil saber qual é a situação dele perante a Ordem, a não ser conversando com ele.

    Obrigado pela visita e por seu interesse pela Maçonaria. Volte sempre.

    Abraços

  27. Amim Zahlouth disse:

    Obrigado pelo exclarecimento Sr. João!

    Abraço.

    Amim Zahlouth®

  28. Wellington disse:

    Boa noite Sr. João. Tenho 25 anos, sou empresário e tenho amizade com vários Marçons. Um me ajuda no banco em tudo que pode, um outro sempre me chama pra viagens e festas e outros são meus clientes. Eu sinto que as vezes alguns Marçons me testam ou si confundem achando que também sou Marçom. Isso será uma chance para que eu possa ingressar na Maçonaria??? Ou apenas uma impressão minha??? Eu quero viver a Maçonaria tenho muitas dúvidas e não curiosidade. Estou certo que uma vez iniciado seguirei a qualquer custo. Mas quando toco no assunto sobre a Maçonaria tenho apenas uma resposta curta e fria. As vezes sinto muita vontande em perguntar mais fico com medo de encomodar. Muito obrigado pelos esclarecimentos e quem sabe um dia poderemos conversar mais como Ir.’. E que G.·. A.·. D.·. U.·. nos ilumine…

  29. Olá, Wellington

    É pode ser um teste. Quem sabe você recebe uma indicação. Obrigado pela visita.

    Abraços

  30. Adalberto Ferraz disse:

    Boa tarde, Sr. João! Quero pedir, se possível, alguma consideração sobre o seguinte site: http://www.lojamaconica.org.br/
    ocorre que o titular oferece pergaminhos para estudo sobre maçonaria, e sugere formação de grupos de estudo, sendo que grupos com 3 integrantes filiados podem pedir a presença de um mestre maçon, contudo exige-se primeiramente a filiação através de uma certa quantia mensal. Até aí tudo bem, porém como no mercado virtual presenciamos uma série de iniciativas não idôneas, pergunto-lhe sobre a veracidade desse site, pois tenho um profundo desejo de me preparar para integrar as fileiras da ordem. Obrigado!

  31. Prezado Adalberto,

    Uma Loja Maçônica séria e idônea jamais faria uma coisa dessas. Não concordo com o prpósito do site e por isso não recomendo que você faça a afiliação solicitada. Para saber o que realmente é a Maçonaria, só mesmo sendo iniciado na Ordem. A única coisa que me parece interessante no site, mas que apresenta algumas falhas, é a seção de perguntas e respostas.

    Obrigado pela visita e pelo seu interesse pela matéria.

    Abraços

  32. Ivan Bonilha Filho disse:

    Olá, recebi um email, me convidando para me escrever na Maçonaria, não sei se é algum golpe publicitário ou se realmente é sério, o site é “Quero ser maçon” poderia me responder se isso é realmente sério ??? pois tenho grande vontade de me tornar um Maçon, fico no aguardo de uma resposta !!!! Abraço !!

  33. Olá, Ivan

    A meu ver, não deve ser coisa séria. O ingresso na Maçonaria não é feito assim.

    Abraços e obrigado pela visita ao meu site.

  34. Thiago disse:

    Haram Abif artífice perito enviado de Tiro para supervisionar a fabricação da mobília do templo de Salomão. sim correto. Mais gostaria de saber qual ligação existe na Maçonaria com a Biblia ou mesmo a Religião dos Judeus A.C ?

    obrigado

  35. Thiago disse:

    acho q num fui muito claro em minha pergunta … seria o Deus de Salomão, e dos Judeus, (Javé, Ihavé, Jeová, etc) o mesmo q o O Grande Arquiteto do Universo pra vcs?

    grato se me responde-se a essa dúvida .

    bem eu acredito q deve haver alguma ligação, pois se não porque colocar entre uma entidade de vcs Haram Abif dentro de um entendimento filosófico sei lá o q possa ser chamado isso, um arquiteto do templo feito Dedicado ao Deus dos Judeus… ?

    e parabéns pelo site.

  36. Olá, Thiago

    Em resposta à sua pergunta devo lembrar que maçom, antes de mais nada, significa mestre construtor. Dito isso, leia o seguinte texto para ver se ele esclarece suas dúvidas:

    O rei Hiram, de Tiro, formava uma aliança política, comercial e espiritual com Salomão; este Rei foi o responsável pelo envio de mão de obra especializada, bem como de grande parte da madeira usada na construção do templo. Participava também como apoio político e comercial, já que o reino de Tiro dominava nesta época os mares; formavam ainda uma força religiosa com Salomão pois eram eles quem iniciavam os Mestres-Construtores, ou melhor dizendo, os mestres maçons da época.
    Abraços

  37. Thiago disse:

    muito interessante …no relato biblico encontramos q Salomão recorreu então à ajuda de Hiram para o fornecimento de materiais e de parte da mão-de-obra necessária para a construção do grande templo,o q nós dois já sabemos, ao mesmo tempo ele negociou para pagar os trabalhadores de Hiram com grandes quantidades de trigo, cevada, vinho e azeite. (1Rs 5:2-6; 2Cr 2:3-10) Hiram por sua vez, bendisse ao Senhor (Javé,Jeová,Yahve) e as duas nações concluíram um pacto de amizade. — 1Rs 5:7-12; 2Cr 2:11-16. então existe uma ligação amistosa apenas entre do Deus dos Judeus com o Grande Arquiteto do Universo apartir ai do século 11 A.C ?

    um evento isolado … apenas isso ? os dois Deuses são seres diferentes?? ele apenas bendizeu o outro deus como um ato amistoso de sua parte ?

    esta é apenas uma dúvida de um jovem estudante de seitas e doutrinas

    muito obrigado como já elogiei antes… faço novamente, seu site é altamente esclarecedor. Parabens

  38. Olá, Thiago

    Obrigado pelas palavras elogiosas. Você será sempre bemvindo ao meu site.

    Abraço fraternal

  39. Ty Gomes disse:

    Tenho amigos maçons em fortaleza mas moro em SP e gostaria de saber, como posso aprender mais sobre maçonaria, já q é dificil entrar na fraternidade.

    abs !! Parabéns pelo artigo!

  40. Olá, Ty

    Acesse o site abaixo para você ficar sabendo um pouco mais sobre a Maçonaria.

    http://www.lojasaopaulo43.com.br/maconaria.php

    Grande abraço e volte sempre. Será um prazer receber você de novo no meu blog.

  41. Thiago disse:

    Caro João

    tenho duas perguntas

    Uma certa vez estive lendo em uma inciclopédia q a origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito; ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e a Fraternidade Rosa Cruz, essas informções procedem?

    A respeito da questão levantada por mim no meu anterior comentario, a respeito do por que Hiram rei de Tiro (como vc disse uma espécie de encestral maçom ) ele disse segundo a Biblia : “Bendito seja Jeová, o Deus de Israel, que fez os céus e a terra, porque deu a Davi, o rei, um filho sábio, experiente em discrição e em compreensão, que construirá uma casa a Jeová e uma casa para o seu reinado.

    Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com referências

    é considerado esse ocorrido pelos maçons como um fato ?

    é o Deus dos Judeus o mesmo q o Grande Arquiteto do Universo ?

    obrigado

  42. Olá, Thiago

    Me desculpe, mas tudo o que tinha que dizer a respeito de Maçonaria, já disse.

    Abraços

  43. Thiago disse:

    me desculpe ter sido tão impertinente ! To parecendo Jornalista rsrs

    Eu entendo e obrigado.

    Quero q saiba q respeito e adimiro vossa Sociedade, um dia se eu preencher os requisitos e receber o convite pode ter certeza q aceitarei.

    obrigado

  44. Thiago disse:

    obs tenho 22 anos … estudo religiões desde os 16 anos, sou um assíduo apaixonado pelo mundo das Letras, acho fascinante conhecer novas formas de pensamento,já viajei alguns paises na busca por esse conhecimento, como sempre falo: viva liberdade !! q sei q os maçons tanto prezam …

    abraço fraternal de um profano …

    ahh uma dúvida, pra poder talvez ser convidado por um Mestre maçon, tem q ter no mínimo de 21 anos como um dos requisitos certo ?

  45. Olá, Thiago

    Faço votos que você continue com essa sede de conhecimento e que um dia você possa ser iniciado na Maçonaria, se é esse seu desejo. 21 anos é a idade ideal.

    Abraços

  46. Fabiola disse:

    IGNORE MEU 1° COMENTÀRIO ESTE QUE ESTÀ VALENDO
    Meu pai é Maçom e sempre ouvi vários mitos em relação a M açonaria e sempre que toco no assunto com ele,ele não fala nada a respeito.
    E por isso vim pesquisar na internet os segredos da maçonaria e encontrei esse atigo “Pequenos segredos da Macônari” e gostei muito.
    Mato um pouco a minha curiosidade!

  47. Olá, Fabiola

    Seu pai está agindo corretamente, de acordo com os princípios da Ordem. Ele deve ser um bom maçom. Dê-lhe um grande abraço por mim. Bem, só publiquei o que poderia, sem expor os segredos maçônicos ao público em geral. Fico feliz com sua visita. Volte sempre.

    Abraços

  48. Fernando disse:

    Olá Sr João,

    Eu quero assistir algum encontro aberto de alguma loja. Se isso for possível, como faço?

    Conheço duas pessoas que são maçom, porém um deles está adormecido, e o outro, mesmo eu tocando às vezes no assunto, nunca me fez qualquer tipo de convite e fico sem jeito em me convidar.

    O que está adormecido, sei que passa por problemas financeiros no momento, mas me confidenciou que quer voltar assim que “acertar” seus problemas e disse que quando estiver ativo novamente me indicará a ordem.

    Por não saber, mais detalhadamente qual é o objetivo da maçonaria e qual seria minha real obrigação com a ordem, gostaria de pelo menos assistir algo que poderia ser assistido por um profano.

    Pois se hoje chegasse um convite pra ingressar na ordem, ficaria muito indeciso, mesmo tendo algo dentro de mim pré-disposto a aceitar o convite.

    Outra dúvida, se eu não me engano, sei que umas das condiçôes para ingresso na ordem é concordância da minha esposa. Pois bem, minha esposa é católica praticante, de assistir uma ou duas missas por semana, em conversas que tive com ela sobre o assunto (de me iniciar ou não) ela nunca fez qualquer tipo de objeção ou críticas, por também não saber o que é, porém tenho quase certeza que se um dia um mestre maçom for perguntar a ela se ela aceita que eu entre na ordem, ela irá (em confessionário) se aconselhar com um padre. E seu conselho terá um peso enorme em sua decisão.

    O fato de eu engressar na maçonaria não trará qualquer tipo de discórdia em nosso lar, tenho certeza disso, por isso não quero perder esta oportunidade em virtude da possível restrição aconselhado por terceiros.

    Abraço fraternal.

  49. Olá, Fernando

    Não tenha receio de falar com seu amigo maçom sobre a possibilidade de você assistir a uma sessão branca, na qual vão familiares de maçons e convidados deles. Assim, você poderá conhecer o interior de uma Loja Maçônica.

    O objetivo primordial da Maçonaria é trabalhar para que tenhamos uma humanidade mais justa e feliz.

    Mas não pense que você irá encontrar na Ordem homens perfeitos. Muito pelo contrário: eles estão lá para aperfeiçoar suas qualidades e corrigir seus defeitos. Se conseguirem isso, ótimo – teremos bons maçons. Se não conseguirem, será lamentável e, nesse caso, de alguma forma, eles serão banidos da Ordem.

    O consentimento da esposa para o marido ingressar na Ordem é essencial, justamente para evitar qualquer problema que afete o relacionamento do casal.

    Obrigado pela visita e pelo interesse na Irmandade. Volte sempre que puder ao meu blog.

    Abraços

  50. Amim Zahlouth disse:

    Boa noite Sr. João!
    Estive aqui pensando com meus “botões”
    e de uma hora pra outra me veio uma dúvida …

    “O que fáz com que um maçom guarde tais segredos por toda vida ?”

    “Que tipo de castigo teria um maçom que publicasse tais segredos ?

    Desde já lhe sou grato!

    Abraço.

    Amim Zahlouth®


1 Trackbacks/Pingbacks


    Deixe um comentário




    Page optimized by WP Minify WordPress Plugin